Pesquisar
Close this search box.

PIX por Aproximação: Funcionalidade será lançada nesta semana

Sobre o que estamos falando?

Compartilhe:

A partir de sexta-feira (28/02), véspera do Carnaval, o Banco Central lança oficialmente o Pix por aproximação, permitindo que os consumidores realizem pagamentos instantâneos com seus celulares, como já fazem com cartões de crédito e débito. A novidade promete agilidade nas transações, principalmente com o aumento esperado de compras durante o feriado.

Como vai funcionar?

Atualmente, com o QR Code, o cliente precisa abrir o aplicativo do banco, acessar a área de PIX, selecionar a opção “QR Code”, escanear o código gerado pelo comerciante e confirmar a transação.

Com o
Pix por Aproximação, o processo é ainda mais rápido: o consumidor só precisa abrir o app, escolher a opção de pagamento por Pix e aproximar o celular da máquina. O processo pode variar um pouco de acordo com a instituição financeira.

Para ativar o Pix em uma carteira digital, o cliente precisa vincular sua conta bancária, da mesma forma que faz com cartões de crédito.

Segurança e Limites

O sistema funciona em dispositivos com a tecnologia NFC, permitindo a troca de informações entre o celular e a máquina de pagamento. O valor máximo para as transações é de R$ 500,00, podendo ser personalizado por cada usuário.

A cada operação, será necessária uma confirmação adicional via biometria, reconhecimento facial, senha ou chave de segurança, garantindo uma camada extra de proteção.

O impacto do Pix por Aproximação no comércio

Esse novo formato vai impactar positivamente o comércio, proporcionando uma experiência de pagamento mais rápida e prática para os consumidores e comerciantes.

A novidade vem como mais uma alternativa que facilita o processo de pagamento e contribui para a agilidade no atendimento, especialmente durante períodos de alta demanda.

Conclusão

Com o Pix por Aproximação, o Brasil avança ainda mais na modernização dos meios de pagamento, oferecendo mais praticidade para consumidores e lojistas.

A nova funcionalidade reduz o tempo das transações, elimina a necessidade de QR Codes e mantém um alto nível de segurança com autenticação via biometria ou senha. Com a expansão da tecnologia para mais carteiras digitais e instituições financeiras, a tendência é que o uso desse método cresça rapidamente, tornando os pagamentos ainda mais ágeis no dia a dia.

Inscreva-se e aprenda como simplificar a forma de receber pagamentos

Inscreva-se

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos.

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos.