Qual é a diferença entre PSP e Gateway de Pagamentos?
Se você já atua ou está iniciando agora no e-commerce, provavelmente já se deparou com a questão “Como vou receber meus pagamentos?”
É comum esta dúvida, afinal hoje existe uma grande variedade de empresas oferecendo suas soluções, e basicamente eles podem ser categorizados em dois principais modelos: PSP ou Gateway de Pagamentos.
Mas afinal, qual é a diferença entre PSP e Gateway? Para responder a essa pergunta temos que, primeiramente, entender qual a função de cada um.
O que é Gateway de Pagamentos
O Gateway de Pagamentos é um software especializado que pode ser integrado a lojas virtuais e aplicativos, com isto permite o recebimento de pagamentos digitais.
Ao contratar um gateway de pagamentos, é possível que sua empresa integre diretamente seu contrato com uma ou mais adquirentes bancárias e bancos para recebimento de pagamentos via cartão de crédito, débito, boleto e PIX.
Dessa forma, o gateway de pagamentos atua como integrador, fazendo uma ponte entre o site/aplicativo, adquirentes bancárias e bancos. Porém, ele não tem acesso e não é o responsável pela custódia e repasse dos valores recebidos, esse papel é da adquirente ou banco com o qual você possui contrato.
Ao contratar um gateway de pagamentos, você não precisa desenvolver diversas integrações complexas e custosas com diferentes operadoras e bancos, pois gateway já lhe oferece essas integrações, incluindo todas as certificações necessárias, como a certificação PCI.
Quais as principais vantagens desse modelo que podemos citar:
– Software especializado, com foco em performance, disponibilidade e conversão;
– Através de uma única integração tecnológica é possível se conectar a diversas adquirentes e bancos;
– Maior poder de negociação de taxas junto as adquirentes e bancos;
– Maior controle sobre a definição das regras para aprovação de pedidos;
– Possibilidade de alternar facilmente entre diferentes soluções (adquirentes e bancos);
O que é PSP
O termo PSP aqui no Brasil é uma sigla para Provedor de Serviços de Pagamento (em inglês, Payment Service Provider), e sua principal função é trazer aos empreendedores digitais a possibilidade de contratar uma solução de alta performance, aliada a maior facilidade na hora de integração e gerenciamento.
De forma geral, o PSP é uma maneira de intermediar o pagamento digital, simplificando o caminho entre seu negócio e os demais agentes da cadeia de pagamentos.
Basicamente, o PSP estabelece os próprios contratos com adquirentes, subadquirentes e bancos, agrupando diversos métodos de pagamento em sua solução, e disponibilizando uma estrutura pronta para uso.
Eles também possuem integração com ferramentas de análise de risco, os famosos antifraudes.
Dessa forma, o empreendedor tem à disposição um serviço completo através de um único contrato, ou seja, o PSP elimina a maior parte da burocracia necessária para que possa receber pagamentos digitais.
Dentre as principais vantagens do PSP, podemos citar:
– Simplicidade: através de um único contrato, você tem uma solução de pagamentos completa a disposição;
– Custo: o PSP normalmente não possui custo de mensalidade, apenas o desconto das taxas por cada pagamento recebido, conforme negociação comercial;
– Praticidade na gestão: através de um único dashboard, você pode visualizar todas as informações ref. seu negócio, como pagamentos recebidos, programação de repasses futuros e transferências já recebidas;
Qual melhor ferramenta de pagamento para minha empresa?
A decisão sobre qual solução utilizar em seu negócio (gateway de pagamentos ou PSP) não é muito simples. Ela depende de uma série de fatores, e pode variar conforme o porte ou estágio (maturidade) de uma operação.
Por exemplo, para uma empresa com operação digital já consolidada, porte médio ou grande e bom entendimento do funcionamento do mercado online, é bem provável que opte pelo uso do gateway de pagamentos, para poder usufruir de taxas mais competitivas negociadas diretamente junto a sua adquirente bancária e banco, bem como definir suas próprias regras para aprovação de pedidos. Ela possui conhecimento e tamanho suficientes para assumir determinados riscos.
Por outro lado, se você está iniciando, não possui grande experiência em operação de um e-commerce e busca praticidade, provavelmente o PSP é a melhor opção, pois irá simplificar a burocracia de contratação e operação, além de não possuir nenhum custo fixo. Ou seja, você poderá focar em outras atividades, confiando o recebimento dos pagamentos ao parceiro contratado.
De qualquer forma, o recomendável é sempre você analisar quais os prós e contras que cada modelo oferece, considerando as particularidades de seu negócio, e tomar a decisão mais assertiva.Agora que você conhece melhor a respeito dos dois modelos de contratação, temos certeza que poderá decidir com mais facilidade.
O iPag disponibiliza a possibilidade de contratação tanto no modelo gateway de pagamentos quanto PSP. Seja qual for a sua opção, conte conosco para ajudar seu negócio decolar!