Em um e-commerce, vários fatores podem acabar influenciando a sua taxa de conversão de vendas.
Melhorar essa taxa pode ajudar o e-commerce a aproveitar que os visitantes se tornem compradores.
Podemos comparar os visitantes como aqueles clientes que passam nas lojas físicas só pra “dar uma olhadinha”.
E assim como nas lojas físicas, o uso de algumas estratégias podem fazer toda a diferença na hora de transformar esse visitante em um cliente.
O que é a taxa de conversão?
De maneira simplificada, a taxa de conversão de um e-commerce é uma métrica usada para analisar o seu desempenho comercial.
E de acordo com essa taxa, o e-commerce consegue definir novas metas e mensurar a eficiência das suas ações de marketing.
A taxa de conversão é calculada com base no número de visitantes que o site teve e o número de compras que esses usuários realizaram.
Por exemplo, o site recebeu mil visitantes em um dia, e foram concluídas 40 compras nesse mesmo dia.
Então, a taxa de conversão do seu e-commerce é de ((40 ÷ 1000) * 100)), ou seja, 4% de conversão de vendas.
Por isso, aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce, mesmo que em 1%, já faz grande diferença.
Porém, aumentar essa taxa não é uma tarefa fácil. A taxa de conversão média no Brasil é de 1,65%.
E sabendo disso, separamos algumas dicas que podem ajudar a aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.
- Conheça seus consumidores
Antes de tudo, é importante entendermos como funciona a venda online. A primeira coisa a se fazer é atrair o cliente, e a segunda é fazer com que ele conclua a sua compra.
Se você errar em detectar quem é seu cliente em potencial ou o que ele deseja comprar, esse pode ser o erro que está prejudicando a sua taxa de conversão.
Nesse caso, é preciso tirar um tempo e estudar o seu público alvo. Só assim você vai conseguir preparar o seu e-commerce de acordo com os gostos deles.
Depois dessa etapa de conhecimento, é mais fácil atrair as pessoas certas para o site e despertar o interesse delas pelos seus produtos, e por consequência, converter mais vendas.
Mesmo que essa dica pareça ser só para iniciantes, vale lembrar que o seu público alvo pode mudar de interesses constantemente.
Então, conhecer seus consumidores deve ser feito de tempos em tempos. Isso vai te ajudar a investir em promoções e produtos mais assertivos.
- Evite o abandono de carrinho
Uma maneira de evitar o abandono de carrinhos é tentar identificar o motivo desse abandono.
Pode ser que esses carrinhos abandonados apresentem características semelhantes, o que vai te ajudar a identificar o problema.
Com certeza, uma das razões mais comuns para o abandono de carrinho é devido ao prazo de entrega ou o valor final do frete.
Pensando nisso, é importante pensar na otimização do processo de logística para agilizar a entrega e até abaixar o preço do frete.
Sabemos que a maior parte das vendas pela internet são feitas por impulso, então, simplificar o processo de compra pode ajudar muito a diminuir o abandono de carrinho.
Mas mesmo que isso seja algo recorrente no seu e-commerce, invista na recuperação desses carrinhos abandonados.
Uma maneira de fazer isso é enviar cupons de desconto, frete grátis ou avisar para aquele cliente que o item que ele deixou no carrinho entrou em promoção.
Isso faz com que o cliente volte ao site e conclua a sua compra.
- Capriche na descrição dos produtos
Economizar nas imagens e na descrição dos produtos acaba não sendo uma economia muito favorável.
Diferente das lojas presenciais, onde o vendedor consegue persuadir o cliente dizendo os benefícios do produto, as lojas virtuais só conseguem fazer isso por meio da descrição.
Por isso, é muito importante, além de colocar todos os detalhes do produto na descrição, usar da criatividade para despertar o desejo do futuro cliente.
Um bom investimento é usar imagens de qualidade e reais do item que está à venda.
Uma dica extra é produzir vídeos curtos dos produtos, para mostrar como utilizá-los no dia a dia.
O ideal é que esses vídeos sejam diretos e sem muita complexidade, o intuito é apenas mostrar a utilidade do produto.
- Marque presença nas redes sociais
Algumas pesquisas mostram que as redes sociais são uma das ferramentas mais poderosas para a atração de clientes e a conversão de vendas.
Essas pesquisas ainda mostram que:
- 30% dos consumidores conhecem os produtos através das redes sociais de amigos;
- 43% se sentem mais confortáveis em comprar um produto que veem nas redes sociais;
- 58% que tiveram boas experiências, compartilharam sobre o produto e a loja nos seus perfis pessoais.
Quando o e-commerce está presente nas redes sociais, ele consegue saber quais produtos estão em alta, quais as reclamações são mais frequentes e até se aproximam dos clientes.
Tudo isso, ajuda nas próximas estratégias de marketing e de venda.
- Oferecer diversos tipos de pagamento
Oferecer vários meios de pagamento impacta de forma direta na decisão de compra dos consumidores.
Um cliente pode decidir deixar de comprar devido a loja não aceitar a bandeira do seu cartão ou por não conseguir parcelar o produto.
Mas, a partir do momento em que ele tem mais opções de pagamento, ele acaba se sentindo mais seguro para comprar até em mais quantidade.
Muitas pessoas, por exemplo, ainda possuem medo de colocar os dados do cartão nas lojas virtuais, então preferem pagar por boleto ou pelo Pix.
Por isso, é muito importante diversificar os meios de pagamento, assim todos os clientes podem comprar da forma que estão mais habituados.
Vale ressaltar que a sua loja deve passar segurança ao cliente na hora do pagamento.
Dessa forma, é essencial contar com uma plataforma de pagamentos como o iPag, que tem como principal objetivo simplificar o processo de pagamento de forma segura, para que o consumidor não desista da compra.
Com o iPag, tanto o e-commerce como o cliente podem realizar transações sem medo de cair em golpes.
Agora que você já sabe quais as melhores maneiras de aumentar as taxas de conversões do seu e-commerce, inicie o quanto antes as suas otimizações.