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Aumente a conversão da sua loja na black Friday

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O fim do ano está chegando e com ele a data mais esperada pelas lojas e pelos consumidores, a Black Friday.

A Black Friday teve início nos Estados Unidos, por volta dos anos 90. Porém, ela só chegou aqui no Brasil em 2010, e desde então, vem ganhando o coração dos brasileiros.

Um estudo feito pela Nielsen mostrou que a expectativa de venda deste ano será 27% maior do que a do ano passado, que alcançou um faturamento de R$5,4 bilhões só entre quinta e sexta-feira.

Por isso, é muito importante que todas as lojas, sejam elas físicas ou virtuais, aproveitem ao máximo essa data para aumentar a sua conversão de vendas. Pensando nisso, separamos 5 dicas para te ajudar nessa tarefa.

1. Estude os dados das Black Fridays anteriores

Se a sua loja já participou alguma vez da Black Friday, provavelmente você já sabe como funcionam as vendas nessa data e tenha alguns dados que podem te ajudar a melhorá-las.

Dados como o número de vendas, de carrinhos abandonados e itens esgotados são muito úteis na hora de planejar quais estratégias serão usadas nesse ano.

Logicamente, é importante manter o que deu certo ano passado e melhorar aquilo que não deu resultados.

Por exemplo, se você perdeu de vender mais porque o seu site caiu devido ao número muito alto de visitas, você sabe que esse ano é preciso dar mais atenção a ele, para não repetir o erro.

O segredo é sempre utilizar o histórico do ano anterior para tentar prever ações futuras. 

Ou seja, se ano passado a sua loja alcançou um público mais jovem, esse ano você pode focar mais nesse tipo de público e atingi-lo com maior precisão.  

Agora, se esse ano for a sua primeira Black Friday, não precisa ficar preocupado, pois separamos outras dicas para te ajudar.

E não esqueça de anotar o que deu certo e o que não deu certo para usar na Black Friday do ano que vem.

2. Use e-mail marketing para promover seus produtos 

Enviar e-mails divulgando as promoções que a sua loja fará na Black Friday gera expectativa aos seus clientes.

É importante enviar esses e-mails tanto algumas semanas antes, como também nos dias próximos à Black Friday, até porque esse ano ela vai acontecer junto com a copa do mundo.

Isso tende a aumentar a conversão das vendas, já que lembra o público de se preparar para as compras.

Para ter resultados ainda mais assertivos, você pode separar a sua base de clientes por perfil de compra e enviar promoções específicas, que tenham mais a ver com os seus hábitos de compra.

Porém, para não gerar frustração em seus clientes, é essencial não fazer falsas promessas. 

Essas promessas exageradas podem até aumentar o número de visitas no site, mas a frustração dos clientes reflete na conversão das vendas e podem até sujar a imagem da loja.

Esses e-mails marketing podem conter temas como:

  • A promoção só é válida até o dia X
  • Não se esqueça de aproveitar essa promoção
  • Notamos que você se interessou pelo produto X, e por isso separamos uma oferta especial para você dia X

A criatividade nessa hora vai fazer total diferença para sua estratégia de venda.

3. Prepare o estoque 

Antes de planejar as promoções, é preciso analisar o estoque e ver quais produtos podem ser colocados em promoção, e quais podem atrair mais clientes.

Se caso observar que você precisa de mais produtos, não deixe pra compra-los em cima da hora, até porque, nessas datas o correio fica cheio de serviço e pode acabar atrasando a chegada desses produtos.

É muito importante não decepcionar seus clientes na Black Friday, pois nessas datas a concorrência fica enorme.

Nada é mais decepcionante do que comprar um produto e não o receber por causa de um erro na contagem do estoque.

Além disso, não deixe de analisar o lucro que você terá com cada produto da promoção. Pois erros nessa hora podem prejudicar e muito o financeiro da sua loja.

E é claro, fique atento e não se esqueça de tirar o produto do site caso ele tenha se esgotado.

4.Melhore a estrutura do seu site

Como a Black Friday traz um aumento muito grande de acessos ao e-commerce, é muito bom ter uma infraestrutura que suporte esse número de acessos no site

Não adianta nada atrair os clientes, preparar promoções imperdíveis e no final, o site sair do ar ou o cliente não conseguir acessá-lo.

Geralmente nessas datas ocorrem muitos acessos simultâneos, afinal, todos querem aproveitar as promoções.

Hoje existem muitas tecnologias que podem ajudar o seu e-commerce, então use-as a seu favor.

Muitas lojas contratam planos de servidor compartilhado ou com limite de números de acesso, que podem acabar lotando.

Se esse for o seu caso, conheça a capacidade técnica da sua plataforma e, se necessário, entre em contato com a empresa de hospedagem para aumentar o seu plano.

Clientes satisfeitos com sua experiência de compra, possuem maiores chances de comprar novamente.

5. Tenha variedade de meios de pagamento

Sabemos que a maioria dos clientes que compram na Black Friday, se preparam com antecedência para aproveitar as melhores promoções.

Porém, cada cliente prefere usar um tipo de meio de pagamento, como cartões de crédito e débito, boleto bancário e pix.

Por isso é importante oferecer todos eles para não perder nenhuma venda.

Pensando nisso, conte com a ajuda de uma plataforma de pagamentos que disponibilize todos esses meios de pagamento, como o iPag.

Sem contar que, ao escolher a nossa plataforma, você ainda pode criar links de pagamentos e enviar para aqueles clientes que por algum motivo desistiram da compra, aumentando ainda mais a sua taxa de conversão.

Entrar em contato com esses clientes que acabaram desistindo da compra e saber o motivo dessa desistência, demonstra que você se importa e dá valor a ele.

Mesmo que ele acabe não finalizando a compra na hora, ele terá uma boa imagem do seu e-commerce e as chances de ele voltar em uma próxima oportunidade é muito maior.Por isso, a dica extra é oferecer um atendimento rápido e eficaz.

Esperamos que essas dicas possam te ajudar!

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