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O que é SKU e como isso pode ajudar a sua empresa

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Hoje em dia o que não falta são estratégias que facilitam o dia-a-dia de gestores e vendedores. Existem desde técnicas tradicionais aprimoradas, até as mais novas tecnologias.

Uma das mais novas tecnologias criada é o uso de SKU, que tem como objetivo principal melhorar a organização e tornar os processos mais rápidos.

Saber o que é o SKU e como aplicá-lo na sua empresa é essencial para um trabalho mais prático e mais eficiente, aumentando a produtividade.

Até porque, se tem algo que pode gerar grandes prejuízos para a empresa é a perda de controle do estoque.

O que é SKU?

A sigla SKU é a abreviação de Stock Keeping Unit, que pode ser traduzido como “unidade de manutenção de estoque”.

Ele é um código único, dentro de cada empresa, que tem como objetivo melhorar a gestão de estoque, liberação dos produtos e a certeza nas especificações de um produto.

O SKU pode ser comparado com o CPF de um produto. Com a ajuda dele é possível identificar o produto de todas as formas, como o seu tamanho, cor, peso e outras características.

Dessa forma, cada empresa emite os próprios códigos SKU para os seus produtos, e consegue entender com mais facilidade quantos produtos saíram do estoque e quais são as demandas de compras futuras.

O mais interessante, é que o código SKU pode ser usado dentro da realidade de cada tipo de negócio, desde marketplaces até lojas físicas.

E como cada grupo de mercadoria idêntica vai ter seu próprio código SKU dentro do estoque, o problema de se ter confusão por causa de um produto parecido, acaba.

Então, vamos supor que a sua empresa trabalha com venda de vasos de plantas. Dentro do estoque tem vasos de diversos tamanhos, cores e feitos de materiais diferentes.

Porém, cada conjunto de produtos iguais vai ter o seu próprio código SKU, e cada variação dentro de um mesmo produto vai ter um código individual.

Dessa forma, os vasos de plástico preto e marrom, mesmo que sejam do mesmo material, terão SKUs diferentes.

Isso faz com que o estoque seja muito mais fácil de entender e de controlar.

Benefícios de usar SKUs

O uso do código SKU traz uma série de benefícios para a empresa. É uma forma de facilitar e integrar a gestão do estoque.

Dentre esses benefícios, podemos citar como os principais:

  • Agilidade na localização dos produtos: com o estoque bem organizado, encontrar os produtos fica muito mais fácil e rápido, agilizando o processo de entrega das encomendas.
  • Evita erros: com o uso dos SKUs é mais fácil diferenciar os produtos, mesmo que eles não sejam facilmente visíveis.
  • Fácil integração com sistemas: se a empresa decidir automatizar seus processos, o uso de SKU torna esse processo mais rápido e prático.
  • Facilidade na comunicação: é muito mais simples se referir a mercadoria por meio de códigos do que descrevendo toda ela.
  • Maior produtividade: como os SKUs agilizam a localização e a movimentação de cada produto, isso evita falhas no processo, como o envio de pedidos errados.
  • Maior organização: com a ajuda do SKU, é possível classificar e organizar o estoque de forma mais eficiente.

A importância do SKU para a logística

Como os códigos SKUs permitem a melhor gestão dos itens de um estoque, garantindo mais assertividade em encontrar os produtos nos armazéns, ele é importantíssimo para a boa logística de uma empresa ou e-commerce.

Ainda mais para aqueles que trabalham com a venda de muitos itens diferentes. Com os códigos é possível ter uma comunicação mais eficaz entre as equipes.

Basta apenas usar o código para saber onde o produto está e quantos ainda restam no estoque.

Para o e-commerce, o SKU permite realizar uma integração mais eficaz do estoque da loja virtual, diminuindo a margem de erros nos envios dos produtos vendidos.

O uso do SKU vai além de apenas organizar o estoque. Ele permite que a empresa trabalhe de uma forma mais eficaz e se livrando de erros que trazem muitos prejuízos.

 Como criar o SKU de um produto?

Antes de criar um SKU de cada produto, é importante entender que o código tem como função identificar um produto por meio de suas principais características como cor, material e marca.

Vamos voltar ao exemplo do estoque de vasos, o vaso é da marca XX, material é plástico (Pl), a cor é marrom (M) e o tamanho é 10cm. 

Nesse caso, o SKU desse produto poderia ser: XXPLM10.

Dessa forma, você consegue por meio da SKU desse item, classificá-lo com base nas suas principais características.

O que pode te ajudar nessa hora é trabalhar usando a lógica, não criar SKUs muito grandes, usar somente números e letras, ter um código para cada produto e priorizar as principais características.

Como a lógica do SKU deve ser mantida em todos os códigos, é interessante que o próprio gestor fique responsável pelo estoque.

Dessa forma, a empresa consegue ler todos os SKUs, classificá-los e identificá-los, facilitando o dia-a-dia e agilizando os processos de venda.

Diferença entre SKU e código de barras

Mesmo que o código de barras e o SKU se pareçam, a diferença entre eles é grande.

O SKU é usado para a organização interna da empresa, e de maneira lógica ele pode ser identificado por qualquer funcionário.

Ele não precisa de um leitor específico para saber qual é aquela mercadoria.

Já o código de barras, é gerado pelo sistema do fabricante do produto e como ele é acompanhado de uma representação gráfica em formato de barras, é preciso ter um leitor óptico específico para identificá-lo.

O uso de SKUs, pode ser visto como um importante aliado na hora de otimizar as duas partes mais críticas da rotina de uma empresa. 

Que é a entrega da mercadoria, o papel chave da fidelização dos clientes e o fim do desperdício de recursos.

Agora que você já sabe o que é SKU e como ele pode beneficiar a logística da sua empresa, não perca tempo e mantenha o seu estoque sempre atualizado, garantindo a sua empresa um bom funcionamento.

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