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O que é Community Commerce e como isso irá te ajudar?

Sobre o que estamos falando?

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O Community Commerce se tornou uma solução que pode mexer com toda a estrutura de e-commerce do mundo.

Isso se deve pelo fato de que a taxa de conversão das vendas feitas por meio do Community Commerce, são de 4 a 5 vezes maiores do que os outros canais de venda mais tradicionais.

De acordo com uma pesquisa feita pela Nielsen, 92% dos consumidores confiam mais nas recomendações feitas por pessoas que conhecem.

Se você deseja crescer no comércio eletrônico e com uma maior taxa de conversão, é importante entender como colocar em prática o Community Commerce.

O que é o Community commerce?

O Community Commerce ou e-commerce comunitário, é uma forma de comércio feito nas redes sociais, em especial no TikTok.

Esse modelo de negócio online é muito focado nos criadores de conteúdo que influenciam seus seguidores a comprar determinados produtos.

Funciona basicamente como um marketing boca-a-boca, só que por meio das redes sociais.

O Community Commerce, é caracterizado por ser um tipo de propaganda que consegue construir conexões profundas entre os consumidores e a marca.

Nesse tipo de negócio online, o criador de conteúdo deixa de somente falar sobre o produto e passa a criar um conteúdo divertido e autêntico, apresentando o produto para uma comunidade específica.

Diferente do que muitos pensam, o Community Commerce não nasceu no TikTok. Mas a popularização desse aplicativo em 2020 impactou de forma positiva o seu crescimento.

Na página do TikTok “Para Você”, o usuário consegue assistir conteúdos com base no que ele gosta, curte, compartilha e assiste com mais frequência.

E é essa facilidade, que faz com que o Community Commerce seja tão favorável para essa plataforma.

Dessa forma, fica mais fácil para que um conteúdo sobre maquiagem, por exemplo, consiga alcançar um consumidor com interesse nesse tipo de produto.

Mas é sempre importante lembrar que, mesmo o TikTok sendo uma plataforma muito indicada para essa estratégia, o Community Commerce pode acontecer em qualquer rede social.

Como o Community Commerce funciona?

No Community Commerce, geralmente são os criadores de conteúdo que produzem postagens que viralizam a marca.

Porém, a própria marca também pode criar o seu próprio conteúdo.

O que acontece, é que como os criadores de conteúdo já possuem uma certa influência em seus seguidores, quando eles produzem algo da marca, é mais fácil esses conteúdos viralizarem entre uma comunidade digital.

E aí então, outros membros dessa mesma comunidade digital podem aderir a essa tendência, e acabar criando um ciclo que fortalece o reconhecimento dessa marca. 

Este ciclo possui quatro etapas, que são definidas por verbos em inglês:

  • Spark: significa faiscar, e acontece quando o conteúdo com o produto é publicado nas redes sociais.
  • Share: significa compartilhar, ou seja, outros usuários gostam do conteúdo e começam a compartilhar.
  • Spike: significa aumentar, e acontece quando o produto faz sucesso por causa do conteúdo e as vendas começam a aumentar.
  • Sustain: significa manter, nessa etapa a marca continua engajando com os usuários.

Depois que esse ciclo se completa, a marca passa a criar uma conexão com os usuários e, por consequência, começa a vender mais produtos.

Como o Community commerce pode ajudar as empresas?

Todos sabem que o mercado está cada vez mais acirrado, e por isso, as empresas precisam estar sempre atualizadas se quiserem se destacar.

E o Community Commerce, veio como uma solução para as empresas que querem se conectar com os clientes por meio de propagandas que entretêm seu público.

Esse tipo de marketing se destaca muito, pois permite que os produtos e as empresas de diversos setores explorem novas oportunidades de engajamento e de vendas.

Isso acontece, porque ao explorar determinadas comunidades, elas conseguem proporcionar uma troca de valores com seus consumidores e fazê-los se sentirem importantes e ouvidos.

Certo estudo realizado pelo TikTok, em colaboração com Publicis e WAR, mostrou que 80% dos usuários disseram que a plataforma os ajuda a descobrir marcas e produtos que nunca tinham visto antes.

Esse mesmo estudo, ainda mostrou que mais de 70% dos consumidores dizem que as redes sociais lhes deram inspiração para realizar uma compra, mesmo que não planejada.

Isso deixa claro o valor do Community Commerce para as empresas que desejam alcançar mais clientes e se aproximar deles.

Um exemplo muito comum de Community Commerce, é quando alguém clica em um hotsite de uma empresa para se cadastrar e criar sua loja de vendas online.

Depois disso, é gerado um link onde a pessoa consegue enviar para seus amigos, parentes ou até publicar em suas redes sociais.

E quando outra pessoa clica nesse link, ela é direcionada para a loja virtual e ganha uma porcentagem de desconto para realizar sua compra.

E esse conhecido que fez a compra, também é convidado a ter sua própria loja virtual.

Desse modo, o hotsite da empresa viraliza e a marca consegue se disseminar para diversos locais do país.

Um exemplo de varejista que usa o Community Commerce é a Lacta. Milhares de “Lojas Lacta” são criadas a todo momento, aumentando ainda mais a consolidação da marca em todas as comunidades.

Como aplicar o Community Commerce no seu e-commerce?

A primeira coisa a se fazer para aplicar o Community commerce, é usar a criatividade e ser autêntico ao criar os conteúdos.

Quando a marca se empenha de verdade em criar conteúdos novos de forma natural e sem ficar copiando outras empresas, é mais fácil ela se destacar.

Outra forma de aplicar o Community commerce é criar conteúdos leves e divertidos, pois a maioria das pessoas usam as redes sociais como forma de distração.

E, diferente de anúncios que interrompem o usuário, o Community Commerce tem como objetivo, entreter e gerar valor para o consumidor.

Criar formas de entretenimento que estejam ligadas ao seu tipo de negócio, vai ajudar os usuários a ficarem mais interessados em comprar os produtos disponíveis pelo seu e-commerce.

Mas, sem dúvida, a forma mais usada pelas empresas é por meio de parcerias com influenciadores digitais.

Pois, como já mencionado, eles já possuem uma certa influência, e podem usar disso para atrair mais clientes à sua loja virtual.

Vale lembrar que essas parcerias devem ser feitas com influenciadores que tenham um público semelhante com o da sua empresa, se não, esse marketing pode não surtir o efeito esperado.

E como acontece em qualquer tipo de estratégia de marketing, é importante se preparar para atender bem os novos clientes.

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