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Quais são as tendências para a Black Friday 2022

Sobre o que estamos falando?

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A Black Friday de 2022 está marcada para o dia 25 de novembro, a última sexta-feira do mês, por isso, o planejamento para ela deve acontecer o quanto antes.

Uma pesquisa realizada pelo UOL, em parceria com a MindMiners mostrou que 62% dos entrevistados disseram que querem comprar na Black Friday de 2022.

 Depois do fim da pandemia, as lojas físicas estão fazendo um investimento muito grande para essa data em especial.

Pensando nisso, é essencial as lojas virtuais se prepararem ainda mais para a Black Friday, se quiserem se destacar e aumentar as suas vendas.

Como foi a Black Friday de 2021 no Brasil?

Analisar os dados da Black Friday de 2021, ajudar a melhorar a assertividade no planejamento das propagandas, das ofertas, do estoque e de todos os pilares importantes para as vendas.

Todas essas informações coletadas ajudam a suprir os gaps que podem ter sido deixados no ano de 2021.

Sabemos que aprender com os erros nos ajudam a melhorar e não os cometer novamente.

Segundo a Nielsen E Bit, em termos de mercado nacional, foi possível observar que:

  • O esquenta Black Friday, que é a semana anterior a Black Friday, teve um faturamento de R$2,8 bilhões no ano de 2021, 31% a mais que no ano de 2020.
  • Na quinta-feira as vendas foram maiores que na sexta-feira.
  • Os segmentos que mais venderam foram os de eletrodomésticos, decoração, casa, moda e acessórios.
  • 54% das compras foram feitas à vista, 15,4% parceladas de 4 a 9 vezes e 10,6% parceladas em 10 vezes.

O que esperar para a Black Friday de 2022

Com base nos dados do ano de 2021, podemos concluir que os consumidores estão se preparando com antecedência para as suas compras, já que mais da metade realiza elas à vista.

Também, é vantajoso os e-commerces trabalharem com descontos uma semana antes da Black Friday, pois os clientes já sabem o que querem comprar.

Outra coisa importante, é se atentar aos meios de pagamentos, já que muitos também realizam as compras parceladas.

Por isso, é essencial trabalhar com uma plataforma de pagamentos de confiança.

O iPag oferece múltiplos meios de pagamentos, alta conversão, antifraudes integrado e muitos outros benefícios que aumentam a conversão do seu e-commerce.

Vale lembrar que todos nós estamos em uma constante evolução, então, além de aprender com o passado, é preciso se atentar às principais tendências de mercado.

Quando se é oferecido aos consumidores mais do que eles esperam, eles são surpreendidos de forma positiva e são motivados a comprar ainda mais.

Por isso, existem algumas estratégias que podem ajudar o seu e-commerce a faturar nessa Black Friday, como:

Crescimento do PIX

Esse ano, a maioria dos brasileiros contam com o PIX para realizar suas compras. 

Graças a esse meio de pagamento, tanto o cliente como o e-commerce contam com a agilidade de aprovação.

E é devido às vantagens desse meio de pagamento que muitas lojas oferecem desconto aos clientes que escolhem pagar com o PIX.

Dentre essas vantagens, podemos citar as taxas menores do que a do cartão de débito e o pagamento imediato.

Pensando nisso, vale a pena fazer promoções para quem quiser realizar o pagamento por meio do PIX.

Mesmo que a margem de lucro seja menor por conta da promoção, é possível faturar mais devido ao volume e a liquidez das vendas.

Porém é importante lembrar de sempre estar atento aos golpes e às fraudes.

Social Commerce

O Social Commerce é a venda direta pelas Redes Sociais. Essa estratégia de venda vem conquistando cada vez mais pessoas.

Isso acontece porque geralmente o cliente acaba descobrindo a loja pelas redes sociais e acaba fechando a compra por lá mesmo.

Conhecer o seu público alvo é muito importante nessa hora, pois assim, é possível se tornar mais presente na rede social que ele mais se encontra.

Geralmente, quem mais utiliza o Instagram possui a faixa etária entre 16 a 29 anos. Então, as vendas são direcionadas aos adolescentes e jovens adultos.

Já as pessoas que mais utilizam o Facebook são pessoas acima dos 29 anos, já que os jovens passaram a usar mais o Instagram e o Tik Tok.

Uma pesquisa feita pela We Are Social, mostra que os brasileiros passam mais de 3 horas nas Redes Sociais todos os dias.

Aproveitar essa oportunidade para atrair mais clientes e prepará-los para a Black Friday pode trazer resultados maiores de venda.

Hoje existem pessoas especializadas em cuidar das postagens e da atração de seguidores nas Redes Sociais, por isso, investir nesse tipo de marketing faz toda a diferença.  

Campanhas de Marketing

O Marketing prepara o cliente para as promoções e desperta neles o interesse de compra, por isso ele é considerado um dos pilares de vendas para uma Black Friday rentável.

Um recurso em alta hoje em dia, é o de gerar a expectativa e incentivar o engajamento. Dessa forma, você garante que o cliente lembre da sua loja no dia de concluir a compra.

Os melhores amigos do Instagram, as trends do Tik Tok, e as lives são algumas opções para montar uma boa estratégia.

É importante também se lembrar daqueles clientes que já compraram na sua loja. Nessa hora, o e-mail marketing é uma boa opção para isso.

Não adianta fazer ofertas imperdíveis e não as passar aos consumidores, por isso, as campanhas de marketing são essenciais para as vendas na Black Friday.

 Copa do Mundo

A Copa do Mundo vai começar dia 20 de novembro, porém o jogo do Brasil só vai acontecer no dia 24 desse mesmo mês.

Diversos segmentos terão uma demanda ainda maior devido a esse evento, que influencia de forma direta no comportamento dos consumidores.

O desejo de compra será muito maior e deve ser explorado por lojas que possuem estratégias criadas pensando na Copa do Mundo.

Vale ressaltar que as ações de marketing não devem interromper ou acontecer no mesmo horário em que os jogos mais esperados pelos brasileiros estejam passando.

Agora que você já sabe quais são as tendências para a Black Friday de 2022, escolha aquela que vai agregar mais com o seu objetivo final.

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