Pesquisar
Close this search box.

Como se planejar para a Black Friday?

Sobre o que estamos falando?

Compartilhe:

A Black Friday é um dos momentos mais esperados tanto pelos consumidores como pelos os empreendedores 

Muitos consumidores se planejam durante o ano todo, só para comprar nessa data. Por isso, participar da Black Friday é quase obrigatório para os e-commerces. 

Porém, se você quer aproveitar essa data para aumentar seu faturamento e captar novos clientes para o próximo ano, é preciso se preparar com antecedência e ter uma boa estratégia.

Com um bom planejamento estratégico, é possível mapear oportunidades, descobrir problemas que podem surgir, entre outras informações essenciais.

O que é o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é o processo de identificar oportunidades, criar uma estratégia e realizar ações com base nos objetivos a serem alcançados pelo e-commerce.

Na Black Friday, ter um planejamento estratégico é muito importante para ter sucesso nas vendas.

Esse é um momento onde o e-commerce deve estar empenhado em oferecer boas promoções aos seus clientes, e seguir um bom planejamento estratégico faz a empresa ter um diferencial e destacar entre as outras.

Dessa forma, toda a sua equipe sabe exatamente o que fazer para facilitar o alcance dos objetivos traçados.

Como criar um planejamento para a Black Friday?

A primeira coisa a se fazer, é conhecer a fundo a sua empresa, descobrir os seus pontos fortes e fracos.

É importante nessa etapa, determinar qual é a sua vantagem competitiva em relação às empresas concorrentes.

Depois, é preciso conhecer bem o seu público e determinar qual a persona do seu negócio. 

Isso vai te ajudar a planejar estratégias focadas nela, para atingir de forma mais certeira o seu público-alvo.

Aí então é a hora de definir os objetivos a serem alcançados. Nessa etapa, pense nos resultados que você espera ter com a Black Friday e trace as metas para atingi-lo.

E agora, como a sua empresa já consegue ter uma visão melhor do seu público e sabe o que deve fazer para atraí-lo, é hora de partir para a ação.

Nessa última etapa, o que pode ajudar é criar cronogramas e designar a equipe responsável por cada parte dele.

Como deu para perceber, o planejamento para a Black Friday leva um bom tempo, então ele deve ser feito o quanto antes.

Dessa forma, é possível testar algumas estratégias com antecedência e fazer mudanças se necessário, para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Algumas dicas podem ser muito úteis nessas horas, dicas como:

Estude as Black Fridays anteriores

As informações das Black Fridays anteriores podem ajudar muito na hora de saber o que precisa ser melhorado e o que deu resultado.

Mas, se caso essa for a primeira Black Friday da sua empresa, é possível usar os dados de alguma outra ação promocional anterior, como o dia das mães, o Natal ou outra data comemorativa.

Se por algum motivo você não possui esses dados, algumas perguntas podem te ajudar:

  • Qual item da minha loja nunca para de ser vendido?
  • Quais canais de marketing meu público alvo mais usa?
  • Quais produtos têm mais em estoque?
  • Qual tipo de ação de marketing usar?
  • Quantas embalagens para envio comprar?

E não se esqueça de anotar todas as informações possíveis para usar como estratégia na próxima Black Friday.

Prepare-se para a alta demanda

Sabemos que hoje em dia, se o cliente não ficar satisfeito com o produto, o atendimento ou o envio da sua encomenda, ele vai reclamar nas redes sociais e essa propaganda negativa pode ter um efeito devastador para a sua empresa.

Por isso, no planejamento estratégico da sua empresa, prepare todos os setores dela para oferecer um serviço de qualidade e rapidez que atraia sempre novos clientes.

Só no ano de 2020, o Reclame Aqui registrou 140 mil reclamações de consumidores insatisfeitos com suas compras.

Isso sem contar, os outros milhões de posts, comentários, menções e mensagens de reclamações registradas nas redes sociais.

Por isso, é preciso se preparar para o aumento de acesso nos sites, ter mais produtos no estoque e atender a todas as dúvidas dos clientes nas redes sociais e nos outros canais de atendimento.

E não se esqueça de sempre oferecer segurança nos pagamentos dos seus clientes.

Trabalhando com a plataforma de pagamento iPag, você garante segurança para os seus clientes e para a sua empresa, pois todos os pagamentos são analisados por uma poderosa ferramenta antifraudes.

Invista em descontos reais

Algumas empresas acabam com sua reputação por usar a tática “Black Fraude”, onde aumentam os preços dos produtos para depois vendê-los pelo preço normal.

Porém, os consumidores já estão atentos a esse tipo de prática, muitos acompanham os preços dos produtos meses antes da Black Friday para não cair nesses golpes.

Pensando nisso, é importante que a sua empresa trabalhe com descontos reais, mesmo que sejam descontos menores.

Quando os clientes percebem que a loja usa esse tipo de tática, além de acabarem não comprando na Black Friday, fazem propaganda negativa e deixam de ter a loja como opção para outras compras.

Por isso, reforçamos essa dica, trabalhe somente com descontos reais, assim a sua empresa mantém sempre uma boa reputação com os consumidores.

Saiba lidar com imprevistos

Mesmo com todo cuidado no planejamento, pode ser que alguma coisa dê errado ou saia do controle.

Por isso, essa última dica é, se prepare para os imprevistos.

Para fazer isso, é importante ter sempre um plano B para tudo que pode dar errado e se prevenir dos erros mais cometidos pelos lojistas na Black Friday.

Também, o que pode ajudar é saber se comunicar com os clientes caso algum imprevisto aconteça.

Conversar com os clientes, explicar o que aconteceu e resolver o problema ajuda muito na visão que ele tem da sua empresa.

A maioria dos clientes valorizam esse tipo de atitude, e mesmo tendo esse problema com a loja voltam a comprar depois dele ser resolvido.

Agora que você já está preparado para criar suas estratégias de planejamento, comece o quanto antes e aproveite a oportunidade que é Black Friday para crescer ainda mais nesse mercado tão acirrado.

Inscreva-se e aprenda como simplificar a forma de receber pagamentos
Você também vai gostar:

Inscreva-se

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos.

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos.