A Black Friday está chegando e com ela inúmeras oportunidades de vendas. Porém, para aproveitar e faturar, é preciso se preparar e criar estratégias de vendas.
Uma dessas estratégias ligadas ao marketing digital é o Remarketing, ele busca de volta possíveis clientes que já tiveram contato com a marca.
Principalmente se você tiver problemas com clientes que abandonam o carrinho ou que acessam o site e acabam por algum motivo não comprando, o Remarketing pode ser seu aliado.
Ele é uma das ferramentas mais úteis e eficientes do mercado quando o assunto é a recuperação de vendas.
O que é o Remarketing?
O Remarketing significa, basicamente, fazer marketing novamente para a mesma pessoa.
Ou seja, exibir a essa pessoa, conteúdos e anúncios focados nos produtos que ela demonstrou interesse no seu site.
Imagine o cenário: um consumidor entra na sua loja virtual, visita um dos seus produtos, chega até colocar no carrinho, mas por algum motivo, acaba não efetuando a compra.
Por meio do Remarketing, a sua loja consegue capturar esse usuário novamente por meio de anúncios pagos quando ele estiver, por exemplo, usando as redes sociais ou navegando por páginas de notícia.
O Remarketing é uma das formas para manter a sua empresa na mente do consumidor e assim estimular a compra do produto.
Segundo o relatório Reimagining Commerce, 92% dos consumidores que visitam um e-commerce pela primeira vez acabam não comprando nada.
Por isso que estratégias como o Remarketing fazem tanta diferença na hora de finalizar vendas.
Por que investir em Remarketing na Black Friday?
Durante a Black Friday, as pessoas costumam visitar inúmeros sites em busca da promoção perfeita do produto desejado.
Pode ser que ela acabe nem comprando o produto que tanto queria ou pode ser que ela se interesse por outro produto.
E é aí que o Remarketing entra. Com a ajuda dele é possível contatar esse mesmo usuário e despertar nele novamente o desejo de compra.
A Black Friday aumenta muito o número de acessos das lojas virtuais e mesmo que essas pessoas não comprem, elas deixam seus dados como e-mails ou cookies.
Por meio do Remarketing é possível refrescar a memória de quem já se interessou pelos seus produtos e isso facilita a interação do seu site.
Não podemos esquecer que a decisão de comprar um produto na internet envolve vários fatores além do preço.
E é por isso, que muitos empreendedores acabam precisando realizar uma interação maior com o consumidor para conseguir fechar a venda.
Uma das formas mais usadas para retomar esse contato com o cliente é por meio do Remarketing em redes como o Google Adwords e o Facebook.
Como criar uma campanha de Remarketing?
Para criar uma campanha de Remarketing é preciso realizar uma segmentação do seu público alvo e criar anúncios direcionados para cada um desses segmentos.
Podemos citar como exemplo de comportamentos que podem ser segmentados:
- Pessoas que adicionaram produtos no carrinho e não finalizaram a compra;
- Pessoas que visitaram seu site mais de uma vez;
- Pessoas que visitaram seu site durante a Black Friday;
- Pessoas que já compraram na sua loja e gastaram mais de X reais;
- Pessoas que visitaram um produto específico no seu site.
Depois de separar esses segmentos, é a hora de criar listas de Remarketing e usá-las para enviar anúncios personalizados para cada grupo de pessoas.
Não faria sentido, por exemplo, enviar um anúncio sobre o carrinho abandonado para a pessoa que finalizou a compra acima de um determinado valor.
Por isso que o planejamento é tão importante nesse tipo de ferramenta do marketing digital.
O primeiro passo para criar uma campanha de Remarketing efetiva é definir os públicos alvo. Como vimos existem vários tipos de segmentações que você pode atribuir ao seu público alvo.
Se você tiver dificuldade de definir os seus segmentos, é possível usar gerenciadores de públicos alvos como o Google Ads.
Esse tipo de gerenciador de públicos alvo te ajuda a saber as origens do seu público e dividir cada grupo em listas de Remarketing.
O segundo passo é criar uma campanha para cada segmento. É possível personalizar esses anúncios pensando em cada tipo de público.
Outra vantagem desse tipo de marketing é que você consegue criar listas negativas, ou seja, listar pessoas que não devem receber determinado tipo de anúncio.
Isso te ajuda a não ter gastos desnecessários anunciando para pessoas que não demonstram interesse.
O terceiro passo é criar landing pages atrativas. Essas landing pages são as páginas que o usuário abre quando clica no anúncio.
Por isso que elas devem ser atrativas, para conseguir despertar o interesse do usuário.
E depois, o último passo é definir quantas vezes esses anúncios serão exibidos para cada usuário.
Formas de fazer Remarketing
Existem várias formas e ferramentas que você pode usar para fazer o Remarketing na sua empresa ou loja virtual.
A mais conhecida é o e-mail marketing. Ela consiste no uso do e-mail para uma campanha de marketing digital, criando e mantendo o relacionamento com os clientes.
No Remarketing, você usa um e-mail marketing lembrando o usuário do produto que ele se interessou e ainda pode incluir cupons de descontos para ele realizar a compra.
Outra forma muito utilizada para anunciar produtos é por meio do Google Ads, por meio dele os usuários recebem anúncios quando entram em algum site.
Para usar esse tipo de Remarketing, é preciso se cadastrar na plataforma e seguir o passo a passo.
Podemos citar também uma ferramenta muito útil de Remarketing que é o Facebook Ads, onde os anúncios aparecem no feed do Facebook dos usuários.
E como o Facebook e o Instagram são da mesma empresa, os anúncios podem aparecer em ambas as redes sociais
Se você deseja aproveitar o máximo possível das vantagens que a Black Friday dá para os empreendedores, não deixe de usar o Remarketing.
Mesmo que essa estratégia pareça um pouco complicada, com o tempo e a utilização, você vai ver como cada vez fica mais fácil fazer Remarketing nas suas campanhas.