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Estimativas de vendas para o natal 2022

Sobre o que estamos falando?

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Se dermos uma volta na cidade, já percebemos que o Natal está chegando. Devido à correria da Copa do Mundo e Black Friday, pode até parecer que o tempo passou muito rápido.

E sim, falta menos de um mês para o Natal, uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro.

Segundo a ABV, Associação Brasileira do Varejo, a expectativa é que as vendas aumentem em até 12% no final deste ano, em relação aos meses de Janeiro a Junho.

Principalmente para quem trabalha com a venda ou locação de itens de decoração, essa é uma ótima oportunidade para fechar bem o ano.

Movimentação das vendas para o Natal

Uma pesquisa feita pela CNDL, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil, aponta que o Natal deve movimentar as ruas de todo o país, levando mais de 118 milhões de pessoas às compras.

Todas essas vendas no Natal, devem injetar R$ 66,6 bilhões na economia brasileira. Não é atoa que 73% dos entrevistados afirmaram que tem a intenção de presentear nessa data.

Os brasileiros possuem a tradição de presentear seus familiares e amigos no Natal e nesse ano não vai ser diferente. 

Isso fica claro nos números da pesquisa, dentre os 27% dos entrevistados que afirmaram não ter a intenção de presentear, apenas 8% não gostam ou não possuem esse costume.

Como esses últimos anos foram difíceis e desafiadores para o comércio, aproveitar essa oportunidade de venda pode ser o que faltava para fechar as contas do ano.

Esse é o melhor momento de se preparar e investir para aproveitar a oportunidade de vender na melhor data comemorativa do Varejo e começar com o pé direito o próximo ano.

Os filhos serão os mais presenteados

A pesquisa feita pela CDL, ainda afirma que o público que mais vai receber presentes esse ano são os filhos, 62% das pessoas que disseram ter intenção de compra, fariam ela para presentear os filhos.

Atrás desse número, estão os que pretendem presentear o cônjuge (45%) e a mãe (41%).

Outro dado interessante dessa pesquisa é que 59% dos entrevistados, pretendem se auto presentear esse ano.

O valor do ticket médio de cada um dos presentes será de R$132,00. Lembrando que 40% das pessoas que pretendem comprar presentes, desejam gastar até R$100,00 por presente.

Engana-se quem pensa que apenas as lojas de presente se beneficiarão dessas vendas. Mesmo os filhos sendo os que provavelmente receberão mais presentes, apenas 34% deles serão de brinquedos.

As lojas que mais se beneficiarão, conforme a pesquisa, é a de vestuário. Afinal, 57% das pessoas afirmaram que pretendem comprar roupas.

A pesquisa ainda mostra que o segundo item mais vendido será os calçados, 38% dos entrevistados relataram que esse seria o presente ideal.

Logo atrás, estão os que pretendem presentear com perfumes e cosméticos (36%).

Dentre as pessoas que foram entrevistadas, 41% disseram que pretendem gastar mais nas compras esse ano, do que no ano passado, 29% querem gastar a mesma quantia e 21% querem gastar menos.

E entre as pessoas que querem gastar mais em 2022, 40% afirma que farão isso porque os preços dos produtos estão maiores. O restante fará isso porque darão mais presentes ou darão presentes melhores.

Compras online ou offline?

Consoante a pesquisa, tanto o comércio eletrônico como o físico poderá se beneficiar com as vendas.

Isso acontece porque os entrevistados afirmam que comprarão presentes na internet e também nas lojas físicas. Tudo vai depender dos preços e das promoções.

Sabemos disso, porque 85% dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer uma pesquisa de preços antes de comprar os presentes.

E ao escolher em que loja farão as compras, 53% dos entrevistados são influenciados principalmente pelo preço, 39% por conta de ofertas e promoções, 29% pelo valor do frete e 23% pela variedade de produtos.

Devido a isso, a melhor forma de atrair o público é criando promoções especiais de Natal e caprichar no marketing.

Já as lojas virtuais, a melhor forma de atrair e finalizar a venda é oferecendo frete grátis, afinal todo consumidor online ama frete grátis, mesmo que tenha que gastar um valor maior para consegui-lo.

Principais formas de pagamento

Sem sombra de dúvidas, as principais formas de pagamento dos consumidores desse ano serão o cartão de crédito e o PIX.

45% dos entrevistados pretendem usar o cartão de crédito parcelado, 42% o PIX, 36% o cartão de débito e apenas 35% usarão dinheiro.

A pesquisa ainda mostra que o número médio de parcelas escolhidas será de 4,7, o que significa que terminaram de pagar a última parcela em Abril do ano que vem.

Os que pretendem parcelar as compras, 47% farão isso para poder comprar todos os presentes, 43% para poderem comprar presentes melhores e 39% apenas para garantir a sobra de dinheiro no orçamento.

Outra coisa que os lojistas devem prestar atenção é no crescimento do pagamento no PIX.

Pois mesmo fazendo as compras em lojas físicas, alguns preferem usar o online para pagar os presentes.

Como hoje em dia as vendas estão ficando cada vez mais disputadas, o comerciante precisa se adaptar às novas tecnologias para não perder nenhuma venda.

É importante também que a sua maquininha de cartão aceite todos os tipos de bandeira, isso pode ajudar a sua loja ter um diferencial e se destacar nesse comércio tão competitivo.

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