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Como a copo do Mundo impacta seu negócio

Sobre o que estamos falando?

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A Copa do Mundo pode afetar o seu negócio tanto positivamente quanto negativamente. Tudo vai depender de como você aproveita a data.

Esse grandioso evento faz com que, até mesmo quem não gosta de futebol, saiba que ele está acontecendo e pode até começar a torcer.

Segundo uma pesquisa da Nielsen com a Toluna, apenas 12% das pessoas disseram que não pretendem assistir aos jogos, ou seja, apostar em publicidade durante a Copa é uma oportunidade de falar com 88% da população de uma só vez.

E não podemos esquecer que, esse ano a Copa do Mundo vai anteceder um dos maiores eventos de compra do ano, a famosa Black Friday.

Quais os segmentos mais “afetados” pela Copa do Mundo?

Quando falamos de Copa do Mundo e eventos esportivos, logo pensamos em viagens e encontros com família e amigos.

Por isso, logicamente, os setores de turismo podem esperar um aumento na procura.

Também, o setor de vestuário, principalmente aqueles que comercializam roupas e acessórios temáticos, com símbolos da bandeira do Brasil, podem se beneficiar.

Mesmo sendo menos que antigamente, a Copa do Mundo ainda reúne a família inteira na frente de uma televisão para assistir aos jogos.

Isso se deve pelo fato de que, essa será a primeira Copa do Mundo depois da pandemia.

Então, de longe, as televisões permanecerão como uma das campeãs de venda nessa época do ano, não só no Brasil, mas no mundo todo.

Como referência, na copa de 2014, 27% dos trabalhadores afirmaram que dariam um jeito de assistir aos jogos mesmo no horário de trabalho.

Com certeza esse ano não será diferente, então, os lojistas já podem se preparar para a grande demanda por celulares e até computadores.

E não podemos nos esquecer que recentemente, estreou aqui no Brasil o 5G e essa tecnologia trouxe mais velocidade e maior estabilidade de rede.

Isso ajudará muito aqueles que desejarem acompanhar os jogos na tela de um smartphone, por isso, os lojistas que trabalham com esse setor, possuem maiores chances de venda.

De modo geral, as vendas de produtos que serão consumidos durante os jogos também irão crescer e acompanhar o fluxo dos eletrônicos.

O Mercado Livre possui a expectativa de que a venda de comidas e bebidas durante a Copa do Mundo seja 37% maior do que a de eletrônicos.

Já a pesquisa de consumo do Behup mostrou que os artigos que estão no topo da lista de intenção de compra para o período dos jogos são:

  • Roupas e acessórios;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Artigos esportivos;
  • Compras de Supermercado;
  • Artigos de decoração;
  • Cosméticos.

Com isso em mente, fica claro que existe espaço de sobra para lojistas de milhares de categorias destacarem os seus produtos e conseguirem vender mais durante a Copa do Mundo.

E esse aumento das vendas vale tanto para as lojas físicas quanto as virtuais.

Copa do Mundo e a Black Friday

O Google em parceria com a Offerwise realizou uma pesquisa visando ajudar as indústrias a se prepararem para a Black Friday 2022, visto que muitos temiam uma venda menor devido à copa.

Esse estudo mostrou que 66% das pessoas devem comprar um produto ou contratar um serviço pensando na Copa do Mundo, seja antes, durante ou depois dos jogos.

Isso mostra que a Copa terá sim uma certa influência nas vendas, por isso, é essencial que os lojistas adaptem suas estratégias de venda.

E mesmo que a Black Friday aconteça na semana do início da Copa do Mundo, a estreia do Brasil será apenas na quinta-feira pré-evento.

Mas, mesmo com essa coincidência, o impacto do tráfego online não deve acontecer. Até porque, mesmo com o jogo acontecendo, as pessoas ainda terão acesso ao celular ou poderão comprar após o jogo.

Uma estratégia inteligente de se colocar em prática é investir em ações ao longo de quinta a sexta-feira.

Outro fator a se pensar é, como a estreia do Brasil acontecerá na véspera da Black Friday, possivelmente os consumidores utilizam mais os seus celulares enquanto assistem aos jogos.

Por isso, é essencial que os e-commerces se preparem para oferecer aos seus clientes, uma boa experiência de compra mobile.

Essa mesma pesquisa feita pelo Google mostrou que, mesmo com o orçamento apertado, o desejo de compra será potencializado pela junção da Black Friday e da Copa do Mundo.

Como aproveitar a junção desses eventos?

O primeiro passo para aproveitar essa data da melhor maneira, é planejar as promoções que mostram que a loja está junto na torcida.

Promoção temática ajuda bastante nessa tarefa. Podemos citar como exemplo: “Assista os jogos do Brasil com uma TV nova com X% de desconto” ou “Cupom torcida animada”.

Evento temático também pode ajudar muito nas vendas. E se engana quem pensa que só as lojas físicas conseguem cumprir essa tarefa.

As lojas virtuais podem apostar em lives com profissionais que entendam sobre esporte, por exemplo.

Essa interação com os clientes, promoverá uma relação mais íntima com eles, o que fará toda a diferença quando esses eventos acabarem.

Outra dica infalível é criar produtos customizados com as cores e o símbolo da seleção brasileira.

Principalmente nos dias dos jogos do Brasil, os torcedores costumam a se vestir de verde e amarelo, assim, apostar nessas cores pode ser um bom negócio.

Como o número de vendas aumentará com a junção desses dois eventos, não deixe de se planejar muito bem.

Se possível, automatize o máximo de processos que conseguir.

O controle financeiro, o de estoque e o de vendas não devem ser deixados para depois.

E é claro, não se esqueça de investir em um bom marketing digital, a internet será o lugar onde as pessoas mais estarão nesses dias.

Após um período de tanta dificuldade e tristeza, a Copa do Mundo com a Black Friday veio para alavancar as vendas do fim do ano.

Por isso, aproveite ao máximo essa enorme oportunidade se planejando e se adaptando para as vendas.

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